visualizações de página

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Centro Socioeducativo em Sorriso está fora do cronograma de obras do Estado

Os menores infratores têm provocado o verdadeiro terror em Sorriso. Toda semana há detenções de criminosos com menos de 18 anos, mas que de imediato ou em até 5 dias são soltos por falta de um local para cumprir a pena.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) ganhou, neste ano, uma área doada pela Prefeitura de Sorriso para a construção de um Centro Socioeducativo para menores infratores. O imóvel é denominado Chácara nº 52, do Loteamento Verdes Campos - Setor Oeste, e tem o total de 57,4 metros quadrados (m²).

O Portal Sorriso MT procurou saber quando o local será construído. Mas, por enquanto, a obra no município está fora do cronograma do Estado. A Sejudh informou, por meio da assessoria, que já está em andamento a construção de Centros Socioeducativos em Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças e Rondonópolis.

“Primeiro deve-se concluir a construção destes que estão em andamento para, posteriormente, serem feitas outras demandas no Estado”, informou a Sejudh, acrescentando que o Governo ainda deve definir o próximo cronograma de obras e selecionar quais cidades serão contempladas.

Edital para o Centro de Lucas

O Centro Socioeducativo para Menores Infratores de Lucas do Rio Verde, construído em parceria entre as prefeituras de Sorriso, Lucas e Nova Mutum, foi inaugurado em no dia 24 de março deste ano. Mas, ainda não entrou em funcionamento.

O local tem capacidade de 32 vagas para abrigar menores das três cidades, sendo 10 vagas para cada. Ao Portal Sorriso MT, a Sejudh não informou o prazo exato de funcionamento da unidade. Disse que até a primeira quinzena de junho será lançado o processo de edital seletivo para contratar os profissionais.

Em 4 de maio, o secretário adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Vieira, havia informado que o Centro Socioeducativo entraria em funcionamento até o início de junho. Mas, as obras de adequações ainda não foram iniciadas.

Criminosos “de carterinha”

Em Sorriso, assim como em Lucas e Mutum, não há local para abrigar os menores infratores. Por isso, os adolescentes são detidos e, em seguida, retornam à criminalidade.

Nesta semana, um menor de 17 anos, que havia sido detido com 50 quilos de maconha, saiu pela porta da frente da Delegacia. Na matéria exibida, ontem, no Cidade Alerta.
 
O problema é que há muitos menores que causam o verdadeiro terror em Sorriso. Há, até mesmo, uma dupla conhecida como “Gêmeos do Crime” que é continuamente detida por vários crimes na cidade.

A Polícia Militar de Sorriso disse ao Portal Sorriso MT que, em breve, passará um levantamento que comprova o alto índice de menores apreendidos no município.

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário